Volta às aulas no Sesc Paraíba

Após um período de férias, recomeçam neste mês de agosto as atividades na área de educação nas unidades do Sesc Paraíba por todo o Estado. Com o retorno das aulas, os estudantes das unidades de ensino iniciam o último semestre letivo deste ano. A decisão parte da autorização publicada em decreto estadual, que permite o funcionamento de forma remota, híbrida ou presencial, com 50% da capacidade das instituições de ensino infantil, fundamental, médio, superior e cursos livres.

Em João Pessoa, a Escola Sesc Dom Ulrico inicia as aulas dentro do modelo de ensino híbrido. Seguindo todas as recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos documentos normativos do Estado da Paraíba, em busca de proporcionar o melhor desempenho de aprendizado ao aluno.  Em dias de aulas presenciais, a turma será dividida em grupos, respeitando a capacidade do ambiente, com revezamento semanal. O grupo que ficar em casa assistirá à aula, simultaneamente, pela plataforma, contando com a assistência dos docentes aos alunos presenciais e virtuais.

Em Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras acontece a retomada das aulas dos projetos Criar Sesc e Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade ensino remoto. Haverá entrega de atividades para os alunos por meio de apostilas impressas, contextualizadas e interdisciplinares, respeitando as sequências didáticas, conforme a realidade e necessidades das turmas, para garantir a continuidade e desenvolvimento da aprendizagem. O corpo docente estará disponível dando suporte a execução das atividades por meio de plataforma digitais de comunicação. As atividades são armazenadas em sacos plásticos esterilizados, seguindo todas recomendações necessárias para um manuseio seguro.

Uma programação especial foi desenvolvida para receber os alunos no retorno as aulas, com música, dinâmicas, acolhida com uma palestra, apresentação da equipe pedagógica e do regulamento da entidade, além de performance de dança e outras atividades interativas.

Escola Sesc Dom Ulrico

O Sesc Dom Ulrico já é uma escola de referência na Paraíba e tem todas as etapas do ensino básico (Infantil, Fundamental e Médio). A unidade ainda oferece curso de inglês e pré-vestibular para os estudantes e toda a comunidade.

Além da qualidade no ensino e professores e profissionais de excelência, a estrutura da Escola Sesc Dom Ulrico dispõe de um Espaço Maker, onde os alunos participam de projetos para construir suas próprias criações através de um laboratório multidisciplinar, passando por projetos de robótica e automação até decoração para eventos nas escolas. O espaço sedia também a Sala de Música, que pretende levar os estudos nesta área para os alunos, integrando a Orquestra Sesc Senac. Este espaço de música conta com salas individuais de estudo, sala acústica para orquestra e estúdio. A escola dispõe ainda de sala de ciências e laboratório de informática, totalmente equipados e preparados para o ensino multidisciplinar.

Criar Sesc

O Criar Sesc é resultado da necessidade de valorização das infâncias e suas múltiplas experiências no território brasileiro. Assim, crianças de diferentes unidades de todo o país, matriculadas no Ensino Fundamental de escolas públicas ou privadas têm a oportunidade de vivenciar experiências de educação integral, que consideram as diferentes linguagens do brincar como forma de construir conhecimento.

Educação de Jovens e Adultos

No Sesc, a Educação de Jovens e Adultos – EJA tem o objetivo de possibilitar a continuidade dos estudos de milhares de brasileiros. Por intermédio do projeto Sesc Ler, a Instituição promove acesso à educação básica para trabalhadores do comércio, dependentes e a comunidade em geral, que não concluíram os estudos no tempo regular. Nos cursos de alfabetização, o Sesc adota metodologias educacionais sociais e construtivas que valorizam a cidadania de acordo com a realidade de cada aluno.