Sesc realiza oficina de luz cênica com Claudia de Bem

Dramaturgia Claudia de Bem

O Projeto Sesc Dramaturgias, que este ano completa 23 anos de atuação nacional, chega mais uma vez a Paraíba com a oficina de ação formativa experimental e continuada, voltada às artes cênicas e suas vertentes. A oficina Dramaturgia da Luz acontece de 12 a 17 de julho, das 19h às 21h, pelo Google Meet e será ministrada por Claudia de Bem (RS). As inscrições são gratuitas e estão abertas, basta acessar o link http://bit.ly/OficinaClaudiaBem.

A oficina propõe aos participantes trabalhar a sensibilização do olhar sobre a alquimia da luz, reconhecendo a dramaticidade e simbologia, seu potencial poético e sua ampla forma de representatividade. Propõe, também, experimentar a luz como potência desencadeadora de processos criativos no território expandido do teatro.

De acordo com Claudia, a atividade será um diferencial para o profissional que participar, pois a luz, nas esferas artísticas, costuma ser um dos elementos da composição da obra cênica. Acrescenta, ainda, que “a luz vem como um complemento na constituição do todo, multiplicando as possibilidades de criação de novos sentidos, atmosferas e plasticidade para a cena, alargando a concepção do autor, do encenador, do ator, do coreógrafo ou daquele que concebe a obra. ”

Sobre a convidada

Claudia é Light designer, diretora de cena e artista visual. Doutoranda na ECA-USP, mestre em artes cênicas, especialista em iluminação e design de interiores, é membro honorário da APCEN (Associação Portuguesa de Cenografia). Sua experiência inclui dez premiações nacionais na área de design cênico.  Desde 2006 dedica-se à pesquisa sobre luz e percepção, e desenvolve projetos artísticos nas áreas de teatro, cinema, música, artes visuais e design de interiores.

Sobre o projeto

Sesc Dramaturgias já é uma referência nacional quando o assunto é texto para teatro e, em 2021, completa 23 anos de atuação formativa em todo país. Nesses muitos anos de realização, o Sesc Dramaturgias consagrou-se como um estímulo à leitura dramática de textos teatrais, nacionais e estrangeiros e também à difusão cultural. Mais recentemente, além do tradicional formato que consagrou esta ação, o de Leitura Dramática, houve a ampliação para outras modalidades: Dramaturgia da Dança, Dramaturgia do Circo, Dramaturgia da Luz, Escrita Dramatúrgica e Dramaturgia da Atuação.