Sesc lança campanha Mesa Brasil Urgente para engajar empresas no combate à fome

Iniciativa tem como proposta arrecadar recursos para ampliar distribuição de cestas básicas

O Sesc lançou nesta semana a campanha Mesa Brasil Urgente, com a proposta de formar uma rede de solidariedade com empresas de todo o país para a intensificação das ações de combate à fome. O objetivo é arrecadar recursos financeiros para a aquisição de cestas básicas, que serão distribuídas conforme Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), de forma a garantir o atendimento às famílias mais impactadas pelas consequências da pandemia. Além de mobilizar os parceiros para doações emergenciais em dinheiro, a campanha propõe a formação de uma corrente, com cada participante atuando como multiplicador e estimulando a adesão de novas empresas. Pessoas físicas também podem participar do Mesa Brasil Urgente com contribuições de qualquer valor, que podem ser feitas pelo site https://mesabrasilurgente.com.br/.

Dados recentes apontam que 19 milhões de brasileiros passam fome, um cenário que indica a necessidade de reforço em ações solidárias. “Queremos mobilizar as empresas de Norte a Sul do país a participarem deste grande movimento nacional em prol das pessoas mais vulnerabilizadas. São milhões de brasileiros sofrendo com as consequências da pandemia e esta rede de solidariedade que o Mesa Brasil Urgente propõe vai levar não apenas alimentos a estas pessoas, mas também cidadania”, explica Carlos Artexes, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc.  

Desde o início da pandemia, no ano passado, o programa Mesa Brasil Sesc viu aumentar os pedidos de instituições sociais em busca de apoio para o atendimento às famílias assistidas. Mesmo diante da situação adversa, o programa vem registrando crescimento nas doações. Nos primeiros cinco meses deste ano, a arrecadação de alimentos chegou a 20 milhões de quilos, volume 15% maior que no mesmo período do ano passado. 

A gerente de Assistência do Departamento Nacional do Sesc, Ana Cristina Barros, explica que as empresas buscam redes com credibilidade para garantir que as doações cheguem de fato a quem precisa e da forma a mais rápida possível. “No ano passado, buscamos diversificar e ampliar o número de parcerias com empresas privadas. Passamos a coletar e doar refeições prontas, cestas básicas e a arrecadar recursos financeiros junto a empresas internacionais, nacionais e pessoas físicas, o que antes não estava no foco do programa”, explica.

O Mesa Brasil Sesc atua desde 1994 e mantém, em nível nacional, parcerias permanentes com mais de 50 grandes empresas nacionais e multinacionais de diferentes segmentos, além de entrepostos de hortifruti, propriedades rurais e pequenos comércios. Ao todo, o programa conta com mais de 2.600 parceiros em todo o país e as doações chegam a cerca de 3,4 milhões de pessoas por meio das 6 mil entidades assistenciais cadastradas. Em 2020, foram distribuídos mais de 50 milhões de quilos de alimentos em todo o país.

As doações podem ser feitas pelo site: https://mesabrasilurgente.com.br/