Sesc inscreve propostas de artes cênicas e música para o projeto Paraíba em Cena

Possibilitar o acesso democrático à cultura, difundir diferentes técnicas, estimular a pesquisa e produção de grupos e valorizar o cenário cultural da Paraíba. Este são alguns dos objetivos do projeto Paraíba em Cena desenvolvido pelo Sesc, que está com edital aberto para inscrição que visa selecionar propostas de residências artísticas nas áreas de artes cênicas e música para o calendário da edição 2021. A inscrição é gratuita e pode ser feita online até o dia 12 de agosto, e a execução do projeto acontece entre os meses de setembro e outubro. Para integrar o formato de residência, cada proposta de artes cênicas deverá ser inscrita por um núcleo artístico de três grupos, companhias ou coletivos, e cada proposta de música deverá ser inscrita por um núcleo de dois grupos ou coletivos.

O projeto Paraíba em Cena será composto por residências artísticas compostas por dez núcleos com três grupos cada, na área de artes cênicas, e cinco núcleos com dois grupos cada para a área de música. De forma virtual, devido à pandemia decorrente da Covid-19, cada núcleo se reúne durante 15 dias para o intercâmbio artístico com mediações, atividades, palestras, oficinas, debates, leituras, composições, compartilhamento de técnicas e demais experimentações. Como resultado final, cada grupo realizará a gravação de um trabalho artístico, leituras dramatizadas de textos de autores paraibanos, performances de dança, performance circense, apresentação musical, experimentação artística, entre outros. Essas performances serão divulgadas em um cronograma estabelecido pelo Sesc no canal do YouTube e divulgadas junto ao público geral.

Todas as informações sobre as inscrições, etapas do processo, datas e documentação necessária estão disponíveis no edital no site www.sescpb.com.br. Mais informações ou dúvidas podem ser obtidas pelos telefones (83) 3341-5800 | (83) 3337-4361ou pelo e-mail cultura-cg@sescpb.com.br.

Dúvidas Frequentes

– O que é uma Residência Artística?

É uma atividade de experimentação e de imersão em um processo de pesquisa, de construção artística e de intercâmbio cultural, com a finalidade de construção de um ambiente favorável às inovações, criações, ideias e diálogo entre os indivíduos envolvidos no processo, por meio de contatos com oficineiros, palestrantes, produtores que desempenham o papel de mediação entre tópicos e atores sociais

– O que é um núcleo artístico?

É o conjunto de três grupos de artes cênicas ou dois grupos de música, constituídos na forma de Pessoa Jurídica, de cidades distintas, que irão elaborar conjuntamente uma única proposta de residência artística para inscrição no edital do Sesc Paraíba Em Cena.

– Quantas propostas serão selecionadas?

Na linguagem artes cênicas serão selecionadas 10 (dez) propostas de artes cênicas, totalizando 30 grupos/companhias. Na linguagem de música, serão selecionadas 5 (cinco) propostas de totalizando 10 (dez) grupos.

– Sou um artista solo, posso me inscrever?

Não. O edital destina-se a grupos ou companhias, que inclusive não pode ser montado apenas para o Edital, sendo necessária a comprovação de atuação do grupo, conforme item 8.5.5 do Edital.

– Meu Grupo/Companhia não é da paraíba, posso me inscrever?

Não. O projeto Sesc Paraíba Em Cena destina-se a fomentar a cena artística paraibana, de modo que somente são aceitos grupos e companhias do Estado compondo a programação, sendo necessária a comprovação documental conforme item 5.4 do Edital.

– Posso montar o núcleo artístico com outro grupo da mesma cidade?

Não. De acordo com os itens 1.5.2 e 1.5.3 do Edital os núcleos deverão ser compostos por grupos de cidades diferentes. Esse requisito tem por objetivo enriquecer os processos em razão da diversidade territorial. 

-Todos os grupos precisam de CNPJ?

Sim. Cada um dos grupos integrantes dos núcleos precisa ter seu próprio CNPJ e informa-lo no ato da inscrição, pois, caso sejam selecionados, cada grupo artístico emitirá uma nota fiscal referente ás atividades desenvolvidas.

– Minhas certidões estão vencidas, posso me inscrever?

Não. De acordo com o item 8.12 do Edital as Certidões precisam estar dentro do prazo de validade já no momento da inscrição.

– Quais as principais informações que preciso inserir no meu projeto?

O projeto deve ser elaborado em comum acordo entre os grupos que compõem cada núcleo artístico e, de acordo com o item 8.5 do edital, deverá conter: descrição do trabalho a ser desenvolvido, conteúdo programático, metodologia a ser aplicada e programação diária para os 15 dias de encontros on-line, lista de nomes dos integrantes dos grupos, comprovação do tempo de atuação dos grupos por meio de clipagens.

– As ações serão presenciais?

Não. Durante os 15 dias de realizações de Ação Formativa os encontros serão de forma remota e síncrona, com encontros on-line entre os núcleos artísticos selecionados.

– O Micro Empreendedor Individual pode representar um grupo? 

Com o intuito de não inviabilizar a realização, entendendo que muitos grupos não têm condições de manter uma Pessoa Jurídica, será permitido que um Micro Empreendedor Individual – MEI represente um grupo, desde que o MEI seja um dos integrantes do coletivo comprovado na forma do item 7.1.1, alínea “b” do edital. Será ainda necessário haver um Contrato de Representatividade entre o MEI e os demais integrantes do coletivo. 

– O período de realização dos encontros on-line será determinado pelo Sesc ou pelos Grupos?

O cronograma de realização será elaborado pelo Sesc, conforme item 12.2, alínea “d” do Edital. 

– Apesar da obrigatoriedade de que os grupos sejam da Paraíba, a proposta do Projeto poderá ter na metodologia temas ou textos de artistas de outros territórios? 

Sim. Nada obsta que os grupos trabalhem obras / temáticas de outras regiões do país.