Sesc inscreve para oficina de Escrita Ativa

O Sesc Paraíba está com inscrições abertas para a oficina Escrita Ativa, com o dramaturgo e diretor teatral, Felipe Vidal. A atividade é gratuita e compõe a programação do projeto Sesc Dramaturgias – Escrita Dramatúrgica, e acontece entre os dias 13 e 18 de setembro, das 19h às 22h, pelo Google Meet.

O processo da escrita ativa requer criatividade, persistência, dedicação, disciplina e organização. Assim, a oficina tem como objetivo explorar as diversas possibilidades da narrativa na dramaturgia contemporânea a partir de exercícios de escrita e composição. Nos dois primeiros dias, Felipe indica a prática com exercícios e dicas técnicas a partir de um tema proposto. No terceiro e no quarto dia serão realizados exercícios de composição de dramaturgia cênica. E no quinto dia terá, dentro da plataforma de aulas, a apresentação dos resultados da oficina.

O Sesc Dramaturgias promove espaços de formação, experimentação e intercâmbio artístico e cultural em todas as regiões do Brasil. São oficinas de Leituras Dramatizadas, Escrita Dramatúrgica, Dramaturgia do Ator, Dramaturgia da Dança, Dramaturgia do Circo e Dramaturgia da Luz, ministradas por artistas e pesquisadores atuantes na cena nacional. O projeto é voltado para estudantes, artistas profissionais e amadores e interessados em artes cênicas em geral e acontece nacionalmente.

Sobre o Ministrante: 

Felipe Vidal é diretor de teatro, ator, dramaturgo e tradutor. Foi da primeira turma do curso de Direção Teatral da UFRJ, em 1994 e também um dos fundadores da Associação de Grupos e Companhias do Rio de Janeiro, sendo seu primeiro presidente. Dirigiu 26 peças desde a sua formatura na Casa das Artes de Laranjeiras em 1996. Foi o primeiro diretor a encenar textos de Sarah Kane e Anthony Neilson no Brasil. Entre os seus trabalhos mais recentes estão peças de grande relevância na dramaturgia contemporânea, como Rock’n’Roll, de Tom Stoppard, que estreou em 2009 e fez temporada no Rio e em São Paulo. Em janeiro de 2010, estreou no Rio de Janeiro o espetáculo Louise Valentina, de sua autoria em parceria com Simone Spoladore, que fez apresentações em Belo Horizonte e em diversas cidades do interior de São Paulo.