Sesc aborda sobre os benefícios da fitoterapia

O Sesc recebe nesta quinta-feira, 19, às 15h, pela plataforma Google Meet, durante a reunião semanal do Trabalho Social com Idosos (TSI), a enfermeira do Sesc Paraíba, Daysiane Diniz e o enfermeiro convidado, Caio José. Na ocasião, os idosos participantes aprenderão um pouco mais sobre tratamentos com plantas medicinais, além de trocar experiências e esclarecer dúvidas.

A fitoterapia, considerada uma prática secular, pode ser entendida como uma técnica desenvolvida e baseada no conhecimento científico que utiliza plantas para o tratamento de doenças, recuperação ou manutenção da saúde. O seu desenvolvimento obedece a legislação específica de cada país e tem como pilar o estudo básico da botânica, toxicologia, sendo complementado pela sabedoria milenar da tradição oral, utilizando-se de resinas, óleos fixos e voláteis, tinturas, chás, entre outros.

Daysiane afirma que este momento é muito importante, pois tomar chá é uma prática comum, principalmente entre os idosos “Esta será uma rica oportunidade de falarmos sobre o uso correto das plantas, alertando que devem ser utilizadas com cautela, pois o excesso pode causar enjoos, irritações gástricas e alergias”. A enfermeira acrescenta, ainda, que os efeitos colaterais são bem mais amenos do que os de medicamentos farmacológicos, porém podem causar desconfortos consideráveis.