Projeto Arte da Palavra apresenta MC Laura Conceição

O Sesc realiza mais duas etapas do Projeto Arte da Palavra, com uma apresentação artística dentro do Circuito Oralidades e uma oficina de escrita literária. A apresentação da poetisa e MC Laura Conceição (MG) será ao vivo, no dia 14 de maio, às 19h, pela página facebook.com/artedapalavra. Já a oficina ministrada pelo escritor Thiago Tizzot (PR) acontece entre os dias 17 e 21 de maio, das 19h às 21h, pela plataforma Google Meet. As inscrições para a oficina podem ser feitas de 10 a 14 de maio no link abaixo. As atividades são gratuitas.

No circuito Oralidades, Laura apresenta uma expressiva performance poética e musical em Rap é poema também: ritmo, voz e resistência.  Com versosautorais, a mineira declama sua poesia baseada na resistência e na luta, realizando uma provocação para que as pessoas saiam do encontro virtual com mais uma forma de expressão, além da possibilidade de criação democrática e inclusiva na sociedade.

Já na oficina Criação de mundos ficcionais, o participante tem a possibilidade de caminhar pelo mundo real e, muitas vezes, em mundos completamente irreais e diferentes. Thiago afirma que, ocasionalmente, o universo que abraça os elementos da história é esquecido. “Desde o meu começo na carreira de escritor, a criação de mundos me fascinou e passei a estudar como ela era feita”. Acrescenta ainda, “para minha surpresa descobri que a história e a criação de mundos estão ligadas e é difícil determinar onde uma começa e a outra acaba”. Baseada neste contexto, a oficina se propõe a mostrar que, por meio da criação de um mundo ficcional, pode ser trabalhada a escrita, a criação de personagens, diálogos e tramas.  

Sobre Laura Conceição

A poeta e MC Laura Conceição traz versos autorais e expressivos para mostrar o mundo da poesia falada, o amor, a resistência e a luta da sociedade. Em 2017, Laura foi vice-campeã mineira de poesia falada, classificando-se para o Campeonato Brasileiro de Slam. Ainda em 2017, criou o projeto “Poesia na escola”, por meio do qual leva poesia para crianças e adolescentes e busca reinventar as possibilidades de escrita marginal e o entendimento do ser humano enquanto agente político e social. Em 2019, Laura lançou seu primeiro CD de Rap intitulado “Tempos Efêmeros”.

Sobre Thiago Tizzot (PR) 

É escritor, editor e livreiro. Nasceu e vive na cidade de Curitiba, onde implantou a editora e livraria Arte & Letra, empreendimento no qual continua atuando. É autor dos livros O Segredo da GuerraA Ira dos Dragões e outros contos e Três Viajantes. Teve seus textos publicados em coletâneas, revistas e jornais literários no Brasil, Espanha e França. O universo povoado por guerreiros, magos e criaturas sobrenaturais criados por Thiago Tizzot guarda semelhanças com o de J.R.R. Tolkien, autor da saga O Senhor dos Anéis. O escritor sul-africano foi, inclusive, a grande inspiração para que o curitibano ingressasse na literatura fantástica, promovendo a aproximação entre jovens e o mundo literário.  

Arte da Palavra

O Arte da Palavra é um projeto realizado pelo Sesc em todo o Brasil, com o objetivo de promover o intercâmbio de artistas e o incentivo a fruição literária. O projeto realiza três circuitos: autores, criação literária e oralidades. O primeiro reúne duplas de escritores de localidades distintas para troca de experiências e ideias com o público sobre temas comuns às suas obras. O circuito de oralidades tem como foco expressões verbais da palavra, como narração de histórias, saraus, performances, slams e repentes. Já a criação literária oferece oficinas com variados temas, como incentivo à prática do exercício das manifestações artísticas. A programação segue até dezembro e pode ser acompanhada pela página do facebook/artedapalavrasesc.