MusiSesc celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com Octávio Soares

No dia 21 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi criada para reconhecer, reafirmar e refletir sobre as políticas para a inclusão das pessoas com deficiência. Para celebrar esta luta, o MusiSesc apresenta, no dia 30 de setembro, às 19h30, pelo canal do Youtube do Sesc Paraíba, Octávio Soares, músico com deficiência que ministra palestras motivacionais e dedica-se à luta pelos direitos da Pessoa com Deficiência.

Sobre o artista

Octávio Soares é músico, jornalista, atleta e palestrante. Nascido em João Pessoa – PB, descendente de uma família de músicos e artistas reconhecidos no estado, tornou-se também músico profissional e compositor. Durante sua trajetória, fundou as bandas SEXTO SENTIDO, INSIGHT, ZERO CALIBRE E GHOCK. Gravou 4 CDs independentes com músicas autorais, participou de grandes festivais no Brasil e no exterior, como o Rock In Rio, Skol Rock, Coca-Cola Vibe Zone e o Montreux Jazz festival.

Suas composições já receberam premiações e entraram em coletâneas de gravadoras de renome nacional. As letras abordam questões sociais e transmitem mensagens de indignação, esperança, superação, conscientização e amor. Atuou por 15 anos no Rio de Janeiro, formou-se em Comunicação Social e também trabalhou como jornalista e produtor. Retornou à Paraíba em 2017, realizou estudos sobre música e recebeu a Láurea Acadêmica em Música Popular pela UFPB.

Violência urbana

Em maio de 2013, após uma apresentação em Natal – RN, foi vítima da violência urbana e tornou-se paraplégico. Retornou aos palcos em 2015 com a banda ZEROCALIBRE. Atualmente, também é baixista e vocalista da banda paraibana GHOCK, além de realizar apresentações solo de voz e violão. Cadeirante independente, pratica atividades físicas e esportes radicais, fontes imprescindíveis de motivação e equilíbrio para vencer os desafios da sua rotina. Após vários convites, decidiu ministrar palestras motivacionais e dedica-se também à luta pelos direitos da Pessoa com Deficiência.

MusiSesc

O MusiSesc é um projeto musical desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio na Paraíba, que, por meio de apresentações musicais e interações entre artista e público, busca ceder espaço e formação de plateia para os novos nomes da música paraibana. Desta forma, o Sesc mantém o seu compromisso de democratizar o acesso aos bens culturais e valorizar os artistas da terra.