FAQ Cartão SESC


Cartão Sesc

Conceito: É o passaporte necessário do Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes aos serviços oferecidos nas Unidades do Sesc, nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, em todo território nacional.

1. Quem tem direito ao Cartão Sesc?

Se você trabalha em alguma das áreas do comércio de bens, serviços e turismo citados abaixo, visite uma de nossas Centrais de Relacionamento com o Cliente do Sesc e solicite o seu Cartão.

  • Comércio atacadista;
  • Comércio varejista;
  • Turismo / Hotéis / Motéis / Pousadas / restaurantes / bares, cafés;
  • Salão de barbearia /Salão de Beleza / Instituto de beleza;
  • Empresas de comunicação, publicidade e jornalismo (exceto gráficas);
  • Escritórios e consultórios de profissionais liberais;
  • Estabelecimentos de ensino privado;
  • Estabelecimentos de serviços de saúde privados (hospitais, clinicas, casas de saúde, laboratórios de pesquisas e análises clinicas).

2. Quais são meus dependentes?

Os dependentes são familiares que também têm direito ao Cartão Sesc. São eles:

  • Cônjuge ou companheiro de união estável de qualquer gênero;
  • Viúvo de união civil ou união estável de qualquer gênero;
  • Filhos, tutelados e irmãos, desde que na condição de inválidos;
  • Filho, neto, enteado e pessoa sob guarda (definitiva ou provisória), menores de 21 anos ou estudantes até 24 anos, matriculados no Ensino Superior, profissionalizante, pós-graduação (lato sensu, stricto sensu ou residência médica), preparatório para o Ensino Superior ou Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Pai, mãe, padrasto e madrasta do titular
  • Avô e avó do titular

3. Quais documentos necessários para a confecção do Cartão Sesc?

Para o titular deverá ser apresentado:

  • Documento de Identidade;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho – CTPS;
  • Foto 3×4;

Para os dependentes:

  • Documento de Identidade;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento, Casamento ou declaração de União estável com o titular;
  • Declaração ou documento que comprove a condição de tutelado ou invalidez do dependente.

4. Sou empresário do comércio de bens, serviços e turismo e quero que meus funcionários tenham acesso aos serviços do Sesc, o que devo fazer?

Você precisa entrar em contato com uma Central de Relacionamento com o Cliente do Sesc e encaminhar o comprovante da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – GRF e a Guia de Recolhimento da Previdência Social – GPS para cadastramento de sua empresa, não havendo ônus para o empregador.

5. Já sou aposentado do setor de comércio de bens, serviços e turismo. Também posso solicitar meu Cartão Sesc?

Sim. Aposentados e pensionistas do comércio de bens, serviços e turismo, podem fazer o Cartão Sesc, basta apresentar os documentos de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho com registro de aposentadoria, carta de concessão da aposentadoria.

6. Estou desempregado, mas trabalhei no setor de comércio de bens, serviços e turismo, tenho direito a fazer o Cartão Sesc?

Sim. Até 12 meses da data da rescisão do contrato de trabalho com uma empresa do setor do comércio de bens, serviços e turismo, você tem direito de solicitar seu Cartão Sesc, basta se dirigir a uma de nossas Centrais de Relacionamentos com o Cliente, com os documentos necessários para confecção do Cartão.

7. Não sou do setor do comércio de bens, serviços e turismo. Também posso fazer o Cartão Sesc?

Sim, poderá. Mas nestes casos você será enquadrado na categoria que o Sesc denomina Público em Geral que tem como finalidade estratégica o bom relacionamento com a sociedade. Assim, esta categoria, o passaporte aos serviços oferecidos pelo Sesc tem condições de acesso, sendo priorizado o atendimento dos Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes e sua abrangência é limitada ao estado da Paraíba.

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