Conexão Turismo Sesc entra na trilha dos Potiguara em live nesta quarta-feira

O Sesc Paraíba realiza nesta quarta-feira, 11, mais uma etapa do projeto virtual Conexão Turismo, e desta vez, a instituição convida o arte-educador indígena Pedro Lobo para um bate-papo sobre a presença dos índios Potiguara na Baía da Traição, litoral norte paraibano. A live acontece no Instagram @sescpb, a partir das 19h30. A proposta do evento é realizar uma imersão na realidade histórica dos Potiguaras presentes no litoral paraibano e conhecer as trilhas que contam a história e cultura desses povos.

No município de Baía da Traição está localizada a maioria das aldeias indígenas que integram a Terra Indígena Potiguara, que abrange os municípios de Baía da Traição, Mataraca e Rio Tinto. No total, a área de aproximadamente 20 mil hectares abriga mais de 30 aldeias indígenas que contam com uma população de mais de 5 mil pessoas, que reivindicam seus direitos frente à história de invasão pelos portugueses e lutam pela preservação de suas terras.

Pedro Lobo é arte educador e professor indígena da etnia Potiguara na Educação Básica dos municípios de Baia da Traição e Mataraca. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba e Especialização em Psicologia Institucional e em Arte, Educação e Sociedade pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa. Também é Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba.

A proposta do Conexão Turismo é realizar lives quinzenais sobre diversos temas e destinos turísticos no estado da Paraíba e em estados vizinhos, convidando profissionais de diversas áreas, como guias de turismo e anfitriões de unidades de hospedagem. Roteiros inovadores, pontos turísticos marcantes, imersões em comunidades indígenas, entre outros temas já estão programados como temas dos próximos encontros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 99921-9106 ou no site www.sescpb.com.br.